Mundo

Agência da UE aprova vacina para crianças a partir de 5 anos

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deu luz verde nesta quinta-feira (25/11) para o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos de idade, abrindo o caminho para a imunização de milhões em meio a uma nova onda de infecções no continente.

Trata-se da primeira vacina liberada para crianças pequenas na União Europeia (UE).

A vacina, chamada Comirnaty, deve ser aplicada em duas doses de 10 microgramas, com um intervalo de três semanas entre as injeções, recomendou a EMA. As duas doses aplicadas nos adultos contêm 30 microgramas cada.

(Divulgação)

“Os benefícios da Comirnaty em crianças com idade entre 5 e 11 anos superam os riscos, particularmente naquelas com condições que elevam o risco de caso grave de covid-19”, afirmou a agência.

Siga nosso canal no Whatsapp

A Pfizer e a BioNTech afirmaram que seu imunizante apresentou eficácia de 90,7% contra o coronavírus em testes clínicos com crianças nessa faixa etária. A vacina já foi aprovada em maio para uso em adolescentes a partir dos 12 anos na União Europeia.

A aprovação final da vacinação das crianças a partir de 5 anos depende agora da Comissão Europeia, mas o órgão costuma seguir as recomendações da EMA.

Ainda não está claro quando os países da UE poderão começar a imunizar crianças pequenas. Nesta semana, o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, disse que o bloco começaria a receber doses para crianças em 20 de dezembro.

Na Áustria, onde a situação da pandemia é particularmente grave, autoridades não esperaram a autorização da EMA e já começaram a vacinar cidadãos a partir dos 5 anos de idade.

Com a vacinação de crianças pequenas, o bloco se juntará a um número crescente de países que já aprovaram a imunização nessa faixa etária, entre eles Estados unidos, Canadá, Israel, China e Arábia Saudita.

Por Deutsche Welle
lf (Reuters, AP, DPA)

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios