Ômicron: Dois casos são identificados no Brasil, informa Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, na tarde de hoje (30), que dois casos da nova variante do coronavírus, ômicron, foram identificados no país. Os pacientes são um homem e uma mulher, casal, que se preparava para voltar para a África do Sul, após entrar no Brasil no dia 23 com testes negativos para covid-19.
“A Agência ressalta que a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23/11, ou seja, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial de Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24 de novembro”, diz nota da Anvisa.
A identificação foi feita pelo laboratório Albert Einstein, que fez o sequenciamento genético do vírus.
“De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético”, diz nota. “A Anvisa também oficiou o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre o evento em saúde identificado na data de hoje para adoção das medidas de saúde pública pertinentes”.