Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Coronavírus: Ação tenta proteger moradores de rua

Região da Sé concentra 11.048 pessoas em situação de rua.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Prefeitura instala pia improvisada para moradores de rua lavarem as mãos
(Edson Lopes/Prefeitura de SP/Fotos Públicas)

A Prefeitura de São Paulo iniciou ontem (04) a ação “Vidas no Centro”, que visa proporcionar condições básicas para realizar higiene pessoal aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social na região central cidade. O objetivo é minimizar o impacto da proliferação do coronavírus nesta população.

As operações começaram nas praças da Sé e da República. As demais estações serão abertas na sequência, ao longo da semana. Em sete pontos estratégicos, que serão instalados na região do Triângulo SP– recorte  especial do centro histórico paulistano que engloba o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco– e Centro novo, serão oferecidos sanitários masculinos e femininos e kits para higiene dental com escovas e pastas de dente. Para tomar banho, serão entregues toalhas descartáveis e sabonete no local. O funcionamento será todos os dias, das 7h às 19h.

“A estrutura está pronta para oferecer  banho quente e higienização para as pessoas da região. O importante é mantê-las limpas e sem aglomerações”, informou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Gianella.

“Nessa parceria com a SMADS, vamos atender os cidadãos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo apoio para uma higiene pessoal completa, protegendo um dos grupos mais vulneráveis à pandemia”, disse o secretário do Turismo, Miguel Calderaro Giacomini.



Serão três super estações, localizadas na Praça da Sé, Praça da República e Praça Cívica Ulisses Guimarães (Parque D. Pedro II), com capacidade de atendimento para até 3.000 pessoas por dia; duas estações padrão no Largo do Paissandu e Praça Ouvidor Pacheco e Silva, para atender 1.500 pessoas por dia; e outras duas estações de sanitários, sem banho, no Pateo do Collegio e Largo General Osório.

De acordo com a pesquisa censitária da população em situação de rua (2019), são 24.344 pessoas nesta condição, sendo a maior concentração e circulação encontra-se na região central, abrangida pela Subprefeitura da Sé.  Especificamente essa região soma 11.048 pessoas em situação de rua, sendo 3.455 delas acolhidas e 7.593 vivendo nas ruas.

(Jorge Araujo/Fotos Publicas)

Na região central da cidade, a Secretaria Municipal das Subprefeituras instalou 11 pias com água potável fornecida pela Sabesp para auxiliar as pessoas em situação de rua a efetuarem a higienização das mãos, nesse período de pandemia da covid-19, nos seguintes locais: Praça da Sé, Praça Ouvidor Pacheco e Silva, Largo São Francisco, Largo Paissandu, Pateo do Colégio, Praça da República, Largo do Arouche, Parque Dom Pedro, Largo General Osório e Praça da Liberdade e Praça Princesa Isabel.

Sobre o Triângulo SP

O Triângulo SP é um recorte especial do centro histórico paulistano, onde se situam os principais prédios históricos da cidade, entre eles o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco.

Em 25 de março de 2020, o prefeito Bruno Covas sancionou a lei nº 17.332, que criou Triângulo SP, polo singular de atratividade social, cultural e turística, no âmbito dos perímetros do Polo de Economia Criativa distrito criativo Sé/República e do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Paulista/Luz.

A Secretaria Municipal de Turismo vem realizando ações neste território desde dezembro de 2018.  O Triângulo SP recebe eventos destinados aos mais diversos públicos como o Festival de Natal de São Paulo, Festival do Café no Triângulo SP, Cidade do Futuro, Poesia no Centro, Históricos de São Paulo, entre outros, que já receberam mais de 5 milhões de pessoas.

*Com informações da Prefeitura de São Paulo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país

Outras - notícias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest