Amazonas recebe primeiro lote da vacina de Oxford
O Estado do Amazonas recebeu na noite de ontem (23) o primeiro lote de vacinas de Oxford/AstraZeneca, distribuída no Brasil a partir da Fiocruz, pelo Ministério da Saúde. Nesse primeiro lote são132,5 mil doses. Neste domingo (24), deve chegar ao estado mais um lote de 44 mil doses do imunizante.
A vacina, fabricada pelo laboratório Serum, na Índia, chegou ao Brasil na sexta-feira (22). Em menos de 24 horas, a Fiocruz fez a verificação de segurança dos dois milhões de doses e liberou o imunizante para distribuição.
Pelo acordo firmado com o Ministério da Saúde, o Amazonas ficará com 5% do total de vacinas importadas da Índia. O Estado vive um colapso no sistema de saúde, com falta de oxigênio e superlotação de hospitais.
“Daqui, essas vacinas serão enviadas até a (Fundação de) Vigilância em Saúde para que possamos fazer o registro e catalogar, e a partir de então começar a distribuição na capital e no interior”, explicou Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, que acompanhou o desembarque das doses ao lado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.