Cresce número de ciclistas na área central
Por Flávia Albuquerque

- Buscas por roupas adequadas para musculação aumentaram 400% no último anoDesde a pandemia, os brasileiros têm se engajado cada vez mais em atividades esportivas e um estilo de vida mais saudável
- Especialistas falam em reforma das Forças Armadas contra golpismosEntrevistados dizem que falta de reforma e de punição incentivou 8/1
- Governo enviará mensagens a celulares roubados exigindo a devoluçãoNova funcionalidade do programa Celular Seguro visa recuperar dispositivos furtados e coibir crimes relacionados
- Temporal provoca alagamentos no ABC paulista e deixa 96 mil domicílios sem energiaFortes chuvas causam inundações e interrupção no fornecimento de energia na região metropolitana de São Paulo
- Pedágios ficam mais baratos nas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares em SPCom redução de até 35%, novas tarifas já estão em vigor em trechos operados pelas concessionárias EcoRodovias e CCR; sistema free-flow será implantado
Um levantamento sobre o uso das bicicletas na região central de São Paulo, feito por uma empresa de mobilidade em parceria com a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), mostrou que 1.609 ciclistas passaram pela Rua Líbero Badaró (na intersecção com o Viaduto do Chá e a Praça do Patriarca), no bairro da República, ao longo de 14 horas, no dia 3 deste mês. O volume é 65% maior do que o registrado no ano passado.
Segundo a pesquisa, foram 115 deslocamentos em bicicleta por hora. No dia 27 de novembro, passaram pela Avenida Paulista 3.203 ciclistas, 51% a mais que no ano passado.
De acordo com o levantamento, o fluxo de mulheres usando as ciclovias foi de 5% na República e de 11% na Paulista.
Na República, outro dado da pesquisa chamou a atenção: em 2010, quando foi realizado o primeiro estudo na região, 20% dos ciclistas pedalavam na contramão. Este ano, o percentual caiu para 1%. Isso também ocorreu com o número de ciclistas que trafegavam nas calçadas, que passou de 27% para 3%.
Metodologia
Segundo a Ciclocidade, o método usado para fazer a contagem foi desenvolvido pela Associação Transporte Ativo, do Rio de Janeiro. O método consiste no uso de uma planilha com um desenho esquemático do local, com espaços a serem preenchidos com a origem e o destino do ciclista, além de informações complementares como acessórios, faixa etária, gênero e tipo de bicicleta, entre outros.