Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

É Primavera: veja como fica o tempo na nova estação

(Governo do Estado de São Paulo)

A primavera começou às 04h50 da madrugada de hoje. É uma estação de transição entre o inverno frio e seco e o verão quente e úmido. 

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo, são esperados 357,5 mm de chuva durante a estação, que termina dia 22 de dezembro, quando começa o verão, às 01h19 da manhã, no horário de Brasília.

“Os modelos numéricos de previsão apontam que a primavera deve transcorrer com neutralidade climática, ou seja, sem a influência do fenômeno El Niño, que esquenta as águas do Pacífico Equatorial, e La Niña, que esfria as águas do Pacífico equatorial. Há previsão de um pequeno aquecimento nas águas do Pacífico entre o fim da primavera início do verão, entretanto a maioria das simulações ainda não indica o retorno do fenômeno El Niño”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Michael Pantera.

As últimas simulações mostram chuvas próximas a normalidade durante a maior parte da primavera, entretanto os modelos de previsão indicam que o final da estação pode ser mais chuvoso do que o normal. Dessa forma, a previsão é de que a próxima estação deve terminar com chuvas e temperaturas ligeiramente acima do esperado, principalmente para a faixa litorânea e sul do estado.

Durante a primavera, são esperadas grandes oscilações de temperaturas, além disso podem ocorrer ondas de frio tardias que se estendem por alguns dias com mínimas e máximas abaixo da média esperada, que seria entre 15°C e 19°C as mínimas e 26°C e 28°C as máximas.Com a aproximação do verão, a temperatura e a umidade aumentam, e as chuvas ficam mais frequentes e volumosas.

Conforme dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, para o verão são esperados 655,8mm de chuva. As mínimas oscilam entre 18°C e 20°C e as máximas entre 29°C e 30°C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Fale agora com nossa equipe!
Powered by