Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Índia supera Brasil e se torna o 2º com mais casos de Covid-19

País registra mais de 90 mil novas infecções por dois dias.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

A Índia superou o Brasil e se tornou o segundo país com mais casos de covid-19 em todo o mundo, em meio a recordes diários de novas infecções no país sul-asiático.

Segundo dados do Ministério da Saúde indiano divulgados nesta segunda-feira (07/09), foram registrados 90.802 casos nas últimas 24 horas, que elevaram o total para mais de 4,2 milhões. Na véspera, o país havia confirmado 90.632 novas infecções – cifra nunca antes registrada em um país em um dia. O total de óbitos passou de 71 mil nesta segunda-feira. com 1.016 novas mortes confirmadas.

O Brasil soma 4,1 milhões de casos e, com mais de 126 mil mortes por covid-19 registradas, ainda é a segunda nação com maior perda de vidas em consequência das infecções pelo coronavírus. Os Estados Unidos seguem como os mais atingidos pela pandemia, com mais de 6,2 milhões de infecções e 188 mil mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. 

Há quase um mês a Índia vem registrando os índices mais altos de infecções diárias em todo o mundo, muitas destas nas áreas rurais. Os centros de saúde e de testes estão sobrecarregados em várias regiões.

Apesar de o país realizar atualmente mais de 1 milhão de testes por dia, o índice de testagem por mil habitantes ainda é mais baixo do que em vários outros países. Com 1,3 bilhão de habitantes, a Índia á a segunda nação mais populosa do mundo, atrás da China.

As infecções passaram a aumentar após o governo afrouxar as medidas de confinamento a partir de maio, com o objetivo de reavivar a economia do país, que retraiu quase 24% no último trimestre. Foi a maior contração entre as maiores economias globais, deixando milhões de pessoas desempregadas.

Mesmo com o aumento nas contagens diárias de casos da doença, a Índia continua a reabrir sua economia, com exceção das regiões consideradas de alto risco. Os serviços de metrô em cidades como Nova Délhi e Bengaluru foram reiniciados após cinco meses de paralisação, ainda que com distanciamento social e medidas rígidas de segurança, incluindo medição de temperatura e obrigatoriedade do uso de máscaras.

Alemanha reforça ajuda à Índia

Em vista do aumento maciço de casos coronavírus na Índia, o governo alemão decidiu expandir significativamente sua ajuda ao país. Em entrevista aos jornais do grupo de mídia Funke no último fim de semana, o ministro alemão do Desenvolvimento, Gerd Müller, destacou que agora o foco deve ser “desacelerar a disseminação”.

Para isso, de acordo com Müller, o governo alemão está fornecendo 330 mil kits de testagem de covid-19 e 600 mil equipamentos de proteção para uso médico, no valor total de 15 milhões de euros. Adicionalmente, o Ministério do Desenvolvimento concede empréstimos de curto prazo no valor de 460 milhões de euros.

“Desta forma, estamos ajudando para que alimentos possam ser distribuídos a 800 milhões de pessoas e uma ajuda provisória possa ser fornecida para 320 milhões de pessoas que perderam seus empregos na crise do coronavírus”, explicou Müller. Ele falou que esta é uma das maiores ações de apoio ao combate da pandemia de coronavírus em todo o mundo.

RC/ap/dpa

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas notícias

Podcast
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest