Trem com bagageiro começa a operar para Cumbica
- Alexandre de Moraes solicita que Bolsonaro comprove convite para posse de TrumpMinistro do STF exige documentação oficial que comprove convite a Bolsonaro para cerimônia de posse nos Estados Unidos.
- Rodízio municipal de veículos volta a vigorar nesta segunda-feira (13) em São PauloRodízio de veículos em São Paulo retorna em 13 de janeiro de 2025, restringindo circulação no Centro Expandido nos horários de pico.
- Manifestantes protestam contra aumento das tarifas de ônibus, trem e metrô em São PauloManifestantes em São Paulo protestam contra o aumento de 13,6% nas tarifas de ônibus, trem e metrô, que entrou em vigor em 6 de janeiro de 2025.
- Avião ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, explode e cai na praia; piloto morreAvião de pequeno porte ultrapassa pista em Ubatuba, explode na Praia do Itaguá; piloto morreu e quatro pessoas foram resgatadas.
- Instituto Adolfo Lutz confirma norovírus em fezes coletadas na Baixada Santista após surto de viroseInstituto Adolfo Lutz confirma presença de norovírus em amostras de fezes na Baixada Santista após surto de virose; investigação sobre a origem da infecção está em andamento.
- Receita Federal esclarece que não cobrará imposto sobre transações via PixReceita Federal nega cobrança de imposto sobre transações via Pix, esclarecendo que reforço na fiscalização não implica em novos tributos.
Começou a operar o primeiro trem com bagageiro para a Linha 13-Jade da CPTM, que interliga a capital ao Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos. A composição da série 2500 foi fabricada pelo consórcio Temoinsa-Sifang, na China, e conta com espaço para malas pequenas, localizado acima dos assentos, e outro específico para bagagens grandes.
“Esta composição tem características que aumentam o conforto dos usuários e a funcionalidade. Essa linha será complementada, na medida que viabilizarmos com o Governo Federal e a GRU Airport, a extensão de mais 1.500 metros até os três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos”, disse João Doria, governador de São Paulo.
Esse é o primeiro lote de oito unidades compradas pelo Governo do Estado de São Paulo especialmente para essa linha. Os demais sete trens estão em testes na Companhia e começarão a circular após a realização de todos os protocolos de segurança e operação. Atualmente, circulam na Linha 13-Jade trens novos do mesmo padrão das demais linhas da CPTM.
“A CPTM tem as formas mais rápidas e baratas para que os passageiros cheguem até o Aeroporto de Guarulhos. Trabalhamos para aperfeiçoar cada vez mais esse serviço da Linha 13-Jade. No último ano, uma de nossas ações foi a ampliação do número de viagens do Connect e Expresso Aeroporto. Esses serviços colocam o Estado de São Paulo em pé de igualdade com as maiores cidades do mundo e irá atender a um público cada vez maior”, afirmou o secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Durante o evento, Doria autorizou o início da viagem comercial, na Estação da Luz, com destino à estação Aeroporto-Guarulhos.
Linha 13-Jade
A linha possui três serviços para atender a demanda de passageiros. No serviço regular, as viagens são realizadas entre as estações Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, e Aeroporto-Guarulhos, com parada na Estação Guarulhos-Cecap, durante todo o horário comercial.
O intervalo entre os trens é de 20 minutos, de segunda a sexta, e aos sábados (das 4h às 9h e das 17h às 20h). Nos demais horários de sábado e aos domingos e feriados, é de 30 minutos.
Para chegar ao centro de São Paulo, o passageiro pode usar o Connect, com viagens da Estação Brás à Estação Aeroporto-Guarulhos, com paradas nas estações intermediárias. Outra opção é o Expresso Aeroporto, com viagens diretas entre Luz e Aeroporto. Os dois serviços têm horários programados. Segue abaixo:
*Com informações do Governo do Estado de São Paulo