Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Motos começam a ser multadas na Marginal Pinheiros

(Prefeitura de SP/Reprodução)

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciam que está em vigor a fiscalização dos motociclistas que circularem pela pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco.

A proibição das motos na pista expressa está vigente desde 20 de maio, no trecho entre a Ponte Transamérica até cerca 300 metros antes da Ponte Fepasa, onde há a junção com a restrição já existente na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna.

A partir de 20 de junho, quem desrespeitar a regulamentação será autuado por cometer infração de gravidade média, com quatro pontos na CNH e multa de R$ 130,16. Trata-se da mesma penalidade aplicada ao desrespeito à restrição semelhante nas pistas expressa e central da Marginal do Tietê (leia mais abaixo).

Conforme estabelecido pela SMT, houve 30 dias para adaptação dos usuários, sem aplicação de multas.

A fiscalização será feita por agentes de trânsito da CET, policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e por equipamentos de fiscalização eletrônica (radares fixos e portáteis do tipo pistola).

Ao longo da Marginal Pinheiros, no trecho onde a medida vigora, há radares fixos ajustados para fiscalizar a placa traseira das motocicletas.

O efetivo do CPTran utilizará radares pistolas. Além disso, a PM promoverá blitz rotineiras, chamada Operação Cavalo de Aço, com foco na fiscalização de motociclistas, intensificando a presença policial nos horários mais críticos em ambas as Marginais.

“Houve um período de adaptação justamente para que os motociclistas entendessem a importância de trafegar pela pista local, cuja velocidade varia de 50 a 60 km/h e confere maior segurança a esse tipo de veículo”, explica o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.

Desde 21 de fevereiro, a CET já havia instalado faixas de vinil com a recomendação “Moto Use Pista Local” em algumas pontes da Marginal Pinheiros.

Sinalização

A orientação aos motociclistas que pilotam pela Marginal Pinheiros foi reforçada ainda em maio, com a disposição de dez Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e faixas de vinil informativas alocadas antes de pontes, viadutos e transposições (passagem de uma pista à outra) de acesso à pista expressa.

Há PMVs inclusive na Rua Hungria (pista local, altura da Rua Tucumã), na Avenida dos Bandeirantes (sentido Imigrantes/Marginal) e Avenida Jornalista Roberto Marinho próximo à Rua Guaraiuva (acesso à Ponte Octávio Frias de Oliveira).

Dados da CET  

(Prefeitura de SP/Reprodução)

O corredor da Marginal Pinheiros contabilizou em 2018, segundo a CET, dez acidentes fatais envolvendo motos. Dados da Companhia também apontam alta de 17,7% no número de motociclistas mortos no trânsito paulistano de 2017 (311 fatalidades) para 2018 (366).

A restrição à circulação de motos na pista expressa da Marginal do Rio Pinheiros tem como objetivo o resguardo à vida e a proteção dos motociclistas. É parte do Programa Vida Segura, promovido pela atual gestão da SMT, com base no conceito de Visão Zero, partindo da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito.

Marginal Tietê

A primeira restrição a motos na Marginal Tietê ocorreu na pista expressa, em ambos os sentidos, em agosto de 2010. No sentido Ayrton Senna, as motos não podem trafegar na pista expressa, de 300 metros antes da Ponte Nova Fepasa até a Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé). Já no sentido oposto, Castello Branco, a proibição vale de 400 metros antes da Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé) até a Ponte Atílio Fontana (Anhanguera).

Em maio de 2017 entrou em vigor a restrição para motos na pista central da Marginal Tietê durante a madrugada, também em ambos os sentidos. O horário de restrição é das 22h às 5h.

*Conteúdo da Prefeitura de SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Fale agora com nossa equipe!
Powered by