Estação espacial recebe espaçonave japonesa
Por NHK

- Financiamento para startups: Dicas essenciaisDescubra dicas essenciais de financiamento para startups e como conseguir os recursos que você precisa para fazer seu negócio crescer!
- Sargento da PM morto em confronto com mafiosos peruanos é sepultado com honras militares em São PauloRafael Vilodres Correa, de 40 anos, foi homenageado no Mausoléu da Polícia Militar após ser morto em operação contra foragidos da Interpol em Suzano
- Coronel José Augusto Coutinho assume comando-geral da Polícia Militar de São PauloEx-chefe da Rota e do Choque, oficial substitui coronel Cássio Araújo de Freitas, que vai para a reserva; nomeação ocorre em meio a aumento da letalidade policial no estado
- Dois criminosos são mortos após trocar tiros com PMs no centro de São PauloConfronto ocorreu em plena luz do dia; policiais reagiram após serem atacados por bandidos armados
- São Paulo registra maior congestionamento do ano na véspera do feriado prolongadoCidade atinge 1.289 km de lentidão; cerca de 5 milhões de veículos devem circular pelas rodovias paulistas até segunda-feira
Uma espaçonave não tripulada do Japão foi acoplada à Estação Espacial Internacional. A Kounotori 8 foi lançada do Centro Espacial de Tanegashima, na província de Kagoshima, no Japão, no último dia 25.
Após se aproximar da estação espacial na órbita terrestre, em uma altitude de aproximadamente 400 quilômetros, a espaçonave cargueira foi acoplada com a ajuda de um braço robótico operado por um astronauta. A acoplagem aconteceu pouco após às 3h da manhã deste domingo (29), horário de Tóquio.
Durante a operação, 40 funcionários estavam na sala de controle da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa, na sigla em inglês) em Tsukuba, cidade na província de Ibaraki.
A equipe japonesa repassou para a Nasa, a agência aeroespacial americana, dados sobre a Kounotori 8 e celebrou quando a aeronave foi capturada pelo braço robótico.
A Kounotori 8 tem dez metros de comprimento e 4,4 metros de diâmetro. Ela transportou para a estação espacial aproximadamente 5,3 toneladas de equipamentos e mantimentos, entre eles água e comida para astronautas, baterias e satélites desenvolvidos por universidades.